Palavras Chaves – Google Ads

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Introdução

Palavras-chave no Google Ads, do que se trata? Sei que essa pode ser uma dúvida sua e por isso vou te ensinar sobre o funcionamento das palavras-chave e como elas são fundamentais para seus anúncios.

Uma das maiores armas do Google são as palavras-chave. Você tem que entender que o Google é dono das maiores redes de pesquisa do mundo: o Google e o Youtube. Esses são os dois lugares que as pessoas mais pesquisam. Então, o Google tem muita informação dos usuários sobre o que eles pesquisam.

Imagine que daqui a pouco tenhamos uma fonte de tráfego que tem muita informação sobre o que a gente pensa. Essa fonte de tráfego vai nos dar ótimas segmentações sobre o pensamento das pessoas. Ainda não chegamos nesse nível, mas sabemos que o Google sabe o que pesquisamos, e por isso nós anunciantes precisamos montar listas de palavras-chave, as palavras pelas quais eu vou aparecer pelos meus anúncios.

E eu vou montar uma lista de palavras-chave tanto para aparecer na pesquisa do Google, quanto no YouTube, quanto em qualquer outra rede, por quais motivos? Porque no Google conseguimos usar as
palavras-chave para montar diversos tipos de públicos.

Então hoje eu vou te ensinar a montar sua lista de palavras-chave de forma eficiente através de ferramentas do próprio Google Ads, ferramentas pagas e outras estratégias. Vem comigo!

Como eu monto uma lista de palavras-chave eficiente?

01 – Use o cérebro

Como assim? (Sei que pode parecer óbvio demais). Usar o cérebro é pensar como seu usuário pensa, é pensar como seu cliente pensa.

Na hora de fazer essa planilha, eu gosto de separar as colunas por diferentes tipos de pesquisa nas quais eu gostaria de aparecer. No meu caso, faz sentido aparecer sempre que alguém pesquisa sobre como anunciar no Google Ads, mas também faz sentido aparecer quando pesquisam pelo meu nome. Então eu mapeio todas essas possibilidades, divido em colunas, e, nas linhas, escrevo diferentes palavras-chave para cada uma delas, entendeu? Exemplo:

Você deve fazer o mesmo para o seu nicho. Se for o de emagrecimento, imagine as diferentes categorias de pesquisa para as quais você gostaria de aparecer, divida em colunas, e pense em diferentes palavras-chaves para cada uma delas.

02 – Use o planejador de palavras-chave do Google

Essa ferramenta pode parecer bobinha, mas a diferença entre quem tem muito resultado no Google Ads e quem não tem, na maioria das vezes, não é saber apertar os botões de criar as campanhas, mas é ter um bom trabalho prévio de criação de públicos, criação de segmentações; uma delas, talvez a mais importante, é a seleção de palavras-chave.

Passo a passo

01 Abra o Google Ads como já fizemos outras vezes e na barra superior procure por “ferramentas e configurações”. Em seguida procure na aba “planejamento” por “planejador de palavras-chave”:

02 Após clicar em “planejador de palavras-chave”, escolha por “descobrir novas palavras-chave”:

03 Agora, coloque no primeiro campo de resposta os produtos ou serviços relacionados à sua empresa. No meu caso, eu coloco Facebook Ads, Anúncios online, fazer anúncios online, dentre outras palavras-chave. Este campo deve ser preenchido com as palavras que você já pensou:

04 Feito isso, clique em “ver resultados”. Dessa forma você conseguirá ver o volume das palavras que você digitou, ou seja, quantas pessoas digitam essas palavras na hora da busca, qual é a concorrência dessa palavra-chave e outros dados:

Obs.: Ao analisar a concorrência de uma palavra-chave, saiba que a concorrência alta não é ruim. O que você deve observar são as palavras mais procuradas nas pesquisas, bem como o volume de pesquisas nos últimos meses (no Google Ads esse dado está na coluna “mudança YoY”).

Além disso, este painel fornece muitos outros dados úteis para as suas campanhas, como o lance que você tem que dar para aparecer na parte superior da página do Google, status da conta e outras ideias. Sim, esta pesquisa dentro do Google Ads te oferece outras possibilidades de palavras-chave para sua segmentação.

Basta rolar o mouse até o final da página e alterar o ícone “mostrar linhas” de 10 para 500. Assim, você conseguirá ver outras ideias de palavras-chave. Veja aquelas que são mais interessantes e adicione na planilha que fizemos juntos anteriormente:

03 Use ferramentas externas

Existem várias ferramentas e muitas delas são limitadas ou precisam ser pagas para que você tenha acesso. O que eu indico para você:

● Answer the public
● Semrush

Vou te explicar um pouco sobre a Answer the public porque é uma ferramenta sensacional que vale a pena.

03 Answer the Public

Esta é a ferramenta que eu mais uso. Nela você pode fazer uma pesquisa gratuitamente por dia, ou você pode optar por outro caminho: desligue seu roteador na tomada, espere um minuto, e ao ligar novamente, você conseguirá fazer uma nova pesquisa.

Ao entrar na plataforma, mude o país e o idioma:

Em seguida, digite uma palavra-chave do seu nicho. No exemplo que eu te mostro abaixo, eu coloquei “tráfego pago”. Depois que você pesquisa por essa palavra, no canto superior esquerdo altere a visualização para a opção “data”:

Feito isso, vão aparecer diversas formas de pesquisa, ou seja, as variadas maneiras pelas quais as pessoas estão buscando no Google sobre aquele assunto. Acima eu te mostrei as questões que as pessoas estão buscando no Google sobre tráfego pago.

Quando eu desço mais um pouco na página, eu vejo a modalidade “preposições”, ou seja, outras possibilidades vão aparecer:

Então, nessa seção você vai perceber como as pessoas pesquisam por preposições: viu alguma palavra-chave que não está na sua lista e pode ser incluída na sua estratégia? Já insira na sua planilha.

Rolando o mouse e no final da página, você verá que a ferramenta também possibilita as pesquisas que os usuários estão fazendo em ordem alfabética. Por isso, gaste pelo menos quinze minutinhos para entender seus termos e mapear resultados:

04 Técnica ABC

Como funciona essa técnica? É muito mais simples do que você imagina: abra a página do Google e pesquise a palavra-chave relacionada ao seu produto ou serviço + a letra. Exemplo: “tráfego pago a”:

Muitas opções apareceram, certo? Observe cada uma delas, como já te ensinei a fazer. Agora, digite o mesmo comando + a letra b. Exemplo: “tráfego pago + b”:

Esses resultados podem guiar a sua produção de conteúdo. Se você reparou bem, ali temos “tráfego pago benefícios”, então que tal fazer uma lista sobre esses benefícios para a audiência?

Entende como a técnica ABC pode te ajudar nesse processo? Então, vamos fazer o mesmo com a letra c e vamos ver o que nos aparece:

Por que essa técnica é importante? O Google só apresenta esses resultados com as buscas que as pessoas já fizeram sobre o assunto em questão, ou seja, dessa forma eu sei que existem pesquisas sendo
feitas com essas palavras-chave e por isso eu posso utilizar as melhores dessa seleção e claro: devo incluir as opções válidas na planilha.

05 Roube como um artista

Já deixo aqui uma indicação para você: Leia o livro “Roube como um artista”, escrito por Austin Kleon. É um livro simples e muito rápido de ler. Mas o que essa indicação significa na prática?

Abra o Google e pesquise a palavra-chave do seu nicho e veja os anúncios que aparecem. As respostas também podem gerar insights para anúncios e conteúdo para a sua audiência.

E um dica importante:

Não se limite aos anúncios, mas veja o que tem no orgânico, isto é, todas as opções que aparecem na primeira página de respostas do Google. Geralmente, as quatro primeiras respostas são anúncios pagos e o restante é o que chamamos de “orgânico”. Essa análise certamente trará novas ideias para headline e descrição dos seus anúncios.

06 Títulos de vídeos no YouTube

Não se esqueça que o YouTube também é uma rede de pesquisa, por isso você deve verificar o que está sendo anunciado por lá e como isso tem sido feito. Abra o YouTube e digite alguma palavra-chave do seu nicho e perceba como são os títulos dos anúncios e dos vídeos que aparecem imediatamente.

E claro, você não vai fazer apenas uma pesquisa. Faça várias e veja quais novas palavras podem ser inseridas na sua planilha. Quanto mais pesquisas, mais análises você poderá fazer e, consequentemente, novas palavras você conseguirá coletar para sua estratégia.

07 Preste atenção no seu público

O que e como seu público escreve nos comentários, nas mensagens das mídias sociais do seu negócio? Esse feedback faz parte de como seu produto ou serviço é recebido pela audiência e isso também pode ser uma boa fonte de ideias para seus anúncios.

08 Termos de pesquisa do Google

Qual é a diferença entre palavra-chave e termo de pesquisa?

A palavra-chave é a segmentação. Vou dar um exemplo para você entender melhor: se eu decido fazer um anúncio sobre meditação, eu vou usar algumas palavras-chave: “como meditar”, “como fazer meditação”, “como meditar profundamente “como meditar em silêncio”.

Já o termo de pesquisa é o que a pessoa pesquisa para que meu anúncio apareça para ela. Então se a pessoa buscar por “como meditar em casa”, o meu anúncio pode aparecer para ela.

Mas como assim, Guilherme?! Eu não coloquei essa palavra-chave…

Sim, mas o Google Ads tem tipos de correspondência de palavra-chave:

  • A ampla: Se eu coloco como meditar como palavra-chave no meu anúncio, ele pode aparecer para vários termos de pesquisa, isto é, quando a pessoa digitar como meditar de maneira fácil, meditar tutorial completo, ou fazer meditação, ela pode encontrar o meu conteúdo, porque o Google vai mostrar meu anúncio para palavras relacionadas a como meditar. Ele entende que quem busca por fazer meditação certamente está precisando de algo que o meu produto ou serviço pode oferecer, e por isso ele associa as duas coisas;
  • A frase: Se eu quiser ser mais específico eu coloco “como meditar”, entre aspas mesmo, e somente quando alguém digitar “como meditar”, meu anúncio aparecerá para ela. Isso significa que se a pessoa digitar “como meditar de maneira fácil” ou “como meditar em 5 passos”, meu anúncio pode chegar até ela. Mas se ela buscar “meditar tutorial completo”, meu anúncio não vai aparecer para ela. Mas por quê? Porque ela não colocou o termo “como meditar” na hora da pesquisa. Então, cuidado para não ser tão específico na hora de fazer a configuração e não aparecer para ninguém.
  • A exata: Essa configuração é também específica, ou seja, se você decidir que [como meditar] será sua palavra-chave, seus anúncios só vão aparecer quando essa busca acontecer. Isso significa que se o usuário procurar por “como meditar em casa”, seu anúncio não vai aparecer para ele. Então, novamente: cuidado redobrado para não limitar demais e não aparecer para ninguém. Para esse tipo de configuração use as palavras-chave entre colchetes. Guilherme, usar acento nas palavras faz diferença na hora de configurar os anúncios? Segundo o Google, não faz diferença. Por isso não se preocupe, pode configurar suas palavras-chave sem acento porque o Google sabe do que se trata.

Dito isso, como ver os termos de pesquisa no Google Ads?

Como te expliquei anteriormente, o termo de pesquisa é aquilo que a pessoa digita no Google. Agora, vou te ensinar como visualizar os dados de busca no Google Ads:

No menu lateral esquerdo, você conseguirá ver para quais palavras-chave e termos de pesquisa você está anunciando, e assim você conhecerá quais pesquisas foram feitas para que seu anúncio aparecesse para o usuário.

Esses dados permitem que você analise a sua estratégia e veja quais termos não estão sendo usados nos seus anúncios, o que está em alta nas buscas e o que pode ser descartado. Portanto, este passo dentro do Google Ads só pode ser feito depois que você começar a anunciar.

E não se esqueça de atualizar sua planilha e além disso, acrescente as correspondências que podem ser usadas, isto é, ao lado das palavras-chave, sinalize se você vai usá-la na correspondência ampla, exata,
ou por frase.

“Guilherme, eu posso colocar a mesma palavra para os três tipos de correspondência?”

Pode, faça esse teste. Mas o que eu recomendo para você? Não coloque mais de vinte palavras-chave em cada grupo. Eu sempre escrevo muitas palavras, mas na peneira eu deixo apenas dez em negrito como as mais importantes, para que eu entenda depois sobre quais palavras minha audiência está pesquisando mais.

Pode parecer bobo, mas ninguém faz, então anote este detalhe importante: um dos meus segredos quanto aos anúncios é ter uma boa lista de palavras-chave. Eu sempre faço essa listagem para mim e para meus clientes de tráfego pago e eu tenho certeza de que se você fizer dessa maneira para seu negócio vai dar muito bom.

Então, fechou? Monte sua lista de palavras-chave, já que você vai precisar delas para criar suas segmentações.

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