Princípios básicos das segmentações no Google Ads

Princípios básicos das segmentações no Google Ads

Princípios básicos das segmentações

1 . Teste sem parar as suas segmentações (sem pausa e sem pressa)
2 . Os 2 melhores públicos
3 . Entender que a segmentação que funciona depende do criativo

Introdução

Você já deve ter escutado que tráfego pago é colocar o anúncio certo, na hora certa e na frente da pessoa certa.

O anúncio certo é fazer um bom anúncio; o momento certo é escolher bem em qual fonte de tráfego você vai anunciar, escolher o objetivo de campanha correto, a estratégia de lance e outros aspectos; mas anunciar para a pessoa certa é entender bem como segmentar esse anúncio.

E é sobre esse último aspecto que você vai aprender a seguir.

Fazer uma boa segmentação é entender o superpoder que a fonte de tráfego te oferece. Muitos gestores de tráfego dizem pra mim: “Ah, mas eu não consigo prospectar porque eu não tenho resultado ainda”. A verdade é que quando você não tem resultado, é necessário apresentar a ferramenta que vai gerar resultado para o cliente.

E para apresentar a ferramenta, você precisa conhecer a ferramenta. Existe um cardápio finito de segmentações e, por isso, você não precisa decorar as segmentações. Com o passar do tempo você vai desenvolver o contato com as segmentações e certamente, algumas vão vir à mente
naturalmente.

Mas considere o seguinte: as segmentações são finitas, mas as combinações são infinitas. O problemas dos gestores é que eles travam na hora que se deparam com as segmentações. Você não pode travar
diante do infinitivo (grife essa frase no seu material de estudo), mas você precisa testar as combinações aos poucos.

E qual deve ser a sua ordem de testes? O que testar primeiro? Vou te contar a seguir.

Princípios básicos das segmentações

1 . Teste sem parar as suas segmentações (sem pausa e sem pressa)

O que você ouviu de outros gestores de tráfego que estão no campo de batalha? Veja o que outros gestores de tráfego estão testando e faça os seus testes. Não significa que todo teste vai funcionar para você, mas é necessário testar.

Além disso, leia a documentação oficial das ferramentas. Eu recomendo que você leia todos os documentos da central de ajuda das plataformas, embora não seja obrigatório. Mas pelo menos leia a seção de sugestões, pois lá você vai encontrar ideias que podem se transformar em testes para você.

Não se esqueça de usar o seu feeling e gaste seu tempo criando combinações de segmentações. Entre na sua conta de anúncio e comece a “viajar na maionese” um pouco. É assim que eu faço com as minhas
contas de anúncio na hora que preciso criar combinações de segmentações. É o famoso “fuça e clica”. Tire um tempo apenas para “fuçar” e clicar e com certeza muitas ideias boas vão surgir.

2 . Os 2 melhores públicos

Existem 2 melhores públicos:

  1. O público que você testou e deu mais resultado
  2. O Público das pessoas que te conhecem.

O seu trabalho como gestor de tráfego é criar o público que conhece a marca da empresa ou o trabalho do expert, por exemplo. Para entender como distribuir conteúdo, acesse a trilha “distribuição de conteúdo” no Canal da Sigma Website que vão facilitar a sua jornada de estudos.

Lembre-se que quanto mais pessoas aprendem tráfego pago sem comprar o seu produto, mais você vende o seu produto. Esse é o paradoxo da produção e distribuição de conteúdo. Considere também que
o público do seu concorrente não vai funcionar para você. Coloque isso na sua cabeça. Então, foque em criar o seu público e não em comprar uma lista de públicos do seu concorrente.

3 . Entender que a segmentação que funciona depende do criativo

O criativo está intimamente ligado ao público. Imagine um anúncio para mulheres com a copy: “Cueca boxer por R$19,90”. Qual a probabilidade desse anúncio converter?

Você pode dizer que é baixíssimo, certo? Mas imagine que a segmentação seja para mulheres casadas e que na copy você coloque: “Está cansada de ver o maridão com aquela cueca velha? Compre agora cuecas boxer por R$19,90”. Com esse exemplo você percebe que o criativo fez com que a segmentação funcione.

As segmentações são imprescindíveis, mas na maioria das vezes o anúncio vai trazer mais resultados. Por isso, ao pensar nas segmentações, já pense no anúncio. A lógica não é: “Ah, fiz esse anúncio pagar vou achar as segmentações para ele”, mas “Eu tenho essas segmentações aqui, agora vou achar anúncios para elas”.

Se você entender essa lógica, você já é um gestor de tráfego eficiente, melhor que muita gente no mercado. Então, se possível, já coloque esse conteúdo em prática ainda hoje, para fixar melhor o seu momento de estudo, ok?

Abs

Guilherme Campos

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