Neste artigo vou te ensinar sobre as segmentações do Google Ads de maneira prática e eu te garanto: as segmentações são extremamente importantes e por isso você tem que dominar esse assunto para anunciar bem e ter resultados.
Em outras ferramentas o número de segmentações nem se compara com as possibilidades do Google e o ideal é que você crie previamente as segmentações para agilizar o processo.
Então vem comigo porque eu preparei um passo a passo maravilhoso e muito didático para você!
Criando segmentações no Google Ads: Segmentos de dados
Acesse o Google Ads e na barra superior procure por “ferramentas e configurações”, como de costume, em seguida por “biblioteca compartilhada” e clique em “gerenciador de público-alvo”:
Você vai perceber que o Google está dividido em três categorias de segmentação nas colunas: “segmentos de dados”, “segmentos personalizados”, “segmentos combinados”:
E eu te garanto que muitos gestores de tráfego nunca se deram o trabalho de clicar nessas colunas para ver quais são as possibilidades a partir delas.
Por isso eu é muito importante a mentalidade do fuça e clica na prática, porque é dessa forma que você vai criar intimidade com a ferramenta.
É bom lembrar que ferramentas como o Google Ads estão sempre em transformação e mudança e por enquanto temos essas possibilidades de segmentação em um menu intuitivo. Mas claro que tudo isso pode mudar, não drasticamente, fique tranquilo(a), mas pode mudar.
Público visitantes no site
Clicando no ícone + você vai encontrar opções de segmentação dentro da primeira coluna: “visitantes no site”, “usuários de aplicativo”, “usuários de YouTube”, “Lista de clientes”.
Vamos conhecer uma por uma agora. Clique em visitantes do site e coloque o nome do segmento. Como se trata do site, coloque entre colchetes a palavra [SITE] + o nome do público + quantidade de dias para
facilitar a identificação depois:
Veja só como eu crio públicos no Google Ads nesta seção:
[SITE] Visitou qualquer página – 1 > 540D.
O Google permite criar públicos de até 540 dias, mas preste atenção: quando eu crio o meu público, ele só vai popular os últimos 30 dias do meu público.
“Mas Guilherme, você não acabou de falar que o Google permite públicos e até 540 dias?”
Sim, mas vou ilustrar para você entender melhor:
Imagine que eu tenha um site que foi visitado por 300 mil pessoas. No primeiro mês 100 mil pessoas visitaram, no segundo, 130 mil e nos últimos 30 dias, 70 mil visitaram. Se eu entrar no google agora e criar um público “SITE visitaram qualquer página 90 dias”, o que eu poderia esperar? Se nos últimos meses eu tive esse número de visitas no site, o tamanho do público é de 300 mil pessoas. Mas não é assim. Quando eu crio o meu público, o Google só consegue pegar dos últimos 30 dias. Ou seja, o
tamanho do público será de 70 mil pessoas.
“Guilherme, quer dizer que eu perdi essa galera?”
Perdeu e a partir disso, você não conseguirá anunciar para eles. Mas se no primeiro mês eu tivesse criado esse público, com certeza o Google teria contabilizado 300 mil pessoas.
“Então, isso quer dizer que eu tenho que criar meus públicos o mais rápido possível, Guilherme?”
Sim! Todos os públicos que eu vou te apresentar a seguir, eu recomendo que você crie 1 Dia, 2 Dias, 3D, 7D, 14D, 30D, 60D, 90D, 180D, 365D, 540D.
“Ah, Guilherme, mas vai demorar muito criar todos esses públicos…”
Sim, mas depois que você criar estará tudo pronto. Então, dentro do Google Ads será assim: